COFFITO publica edital e abre inscrições para Prova de Especialidades/2014

Exame será realizado em todas as capitais do Brasil no dia 16 de novembro

 

Estão abertas, entre 10 de setembro e 11 de outubro, as inscrições para o Exame de Conhecimento para concessão de registro de título de especialista nas áreas de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional. Este ano, no dia 16 de novembro, os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais terão mais uma oportunidade para adquirir o título de especialista. Para participar basta acessar o endereço eletrônico http://www.noroesteconcursos.com.br/, ler o edital e fazer a inscrição.

Desde 2012, o COFFITO realiza a certificação dos títulos de especialista por meio da realização de exame nacional. A ação é uma parceria com as associações de especialidades de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, responsáveis por conceder a titulação, posteriormente chancelada pelo Conselho Federal. Neste ano, serão realizadas provas para as seguintes especialidades: Fisioterapia Dermatofuncional; Fisioterapia do Trabalho; Fisioterapia em Osteopatia; Fisioterapia em Quiropraxia; Fisioterapia em Terapia Intensiva; Fisioterapia Esportiva; Fisioterapia na Saúde da Mulher; Fisioterapia Neurofuncional; Fisioterapia em Oncologia; Fisioterapia Respiratória; Fisioterapia Tráumato-Ortopédica; Terapia Ocupacional em Contextos Sociais; Terapia Ocupacional em Saúde Mental; Terapia Ocupacional em Saúde da Família; e Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares.

O Certame não contemplará a Acupuntura em virtude da decisão judicial, que, equivocadamente, tratou essa área de atuação como exclusiva da Medicina, ainda pendente de julgamento de recurso interposto pelo COFFITO. Assim, para evitar prejuízo aos profissionais, o Conselho Federal, ciente de sua responsabilidade, optou por não abranger a especialidade, não obstante reafirmar a inafastável competência dos fisioterapeutas e dos terapeutas ocupacionais, reconhecida mundialmente e pelos demais Tribunais brasileiros, na prática da Acupuntura.

Sobre o Exame de Conhecimento

O teste será composto por prova objetiva, discursiva, e de títulos, de caráter eliminatório a todas as especialidades. Podem participar do exame os profissionais que se enquadrarem nas resoluções COFFITO nº 377e nº 378, e estiverem em situação regular no Sistema COFFITO/CREFITOs. Além disso, cabe ressaltar que, entre os critérios, consta também a exigência de, no mínimo, dois anos de registro no CREFITO de sua região. A taxa de inscrição é de R$50,00.

Fique atento:no momento da inscrição, o profissional deverá escolher a capital em que deseja fazer a prova.